terça-feira, 29 de junho de 2010

CANOA QUEBRADA

Dizem que a lua nasce em Canoa Quebrada, distrito de Aracati (164 km de Fortaleza). Ela surge entre as dunas e o mar, roçando pelas casas do povoado em infinita mansidão de aconchego. É lá onde sua luminosidade é mais forte e deixa as pessoas acessas à receptividade, alegres de coração e banhadas de pureza. É pena que, às vezes, ela venha a nascer por trás de nuvens escuras.

Nas noites de lua cheia, Canoa Quebrada parece uma linda noiva de vestido da cor de areia, usando um longo véu que envolve de carinho seus moradores, todos enamorados. O lugarejo é formado por pessoas de todas as etnias do mundo. Até dá para entender porque cada um desses indivíduos se sente mais à vontade em Canoa Quebrada do que em seu próprio país.

O clima de liberdade que reina no lugar faz com que a verdadeira personalidade aflore naturalmente. É o holandês que se casa com uma negra nativa; o casal homossexual que desfila de mãos dadas; o engenheiro que largou o emprego na multinacional e toca violão pelos bares; a francesa que não se cansa de ver o pôr-do-sol em companhia do jovem surfista; o italiano que veio a passeio, acabou se apaixonando pela praia e montou uma pizzaria.

Entre pescadores e estrangeiros, não se vê ninguém triste. O sorriso e a atitude acolhedora são a porta e a janela do povoado. A norma espontânea é banhar-se no mar límpido, comer peixe nas barracas, voar de asa delta, em meio a um céu azul e o verde mar, e depois conhecer as dunas com a sensação de tocar a linha do horizonte. À noite todos se encontram na Broadway para festejar a paquera.

O aeroporto de Aracati, futuramente um dos maiores do estado, situado em um bairro periférico da cidade, é anunciado na mídia como sendo o aeroporto de Canoa Quebrada. Esse é o caso em que o distrito é mais conhecido do que a própria cidade da qual faz parte. Não fosse a pilantragem que fica por trás da fachada, tais como, a prostituição, o tráfico de drogas, alguns assaltos e uns poucos mafiosos, diria que Canoa Quebrada é o paraíso à disposição de todos, principalmente, dos ricos.

2 comentários:

Anônimo disse...

De forma lírica,poética,voc~e descreveu Canoa Quebrada como ninguém!
Parabéns

Fernando Maia da Nóbrega
(marbravil@hotmail.com)

Saraiva Junior disse...

Caro amigo Fernando Maia, desculpe o atraso na resposta, é que somente agora aprendi a respondeu nesse troço de blog. Muito obrigado pelo comentário.
Aproveito para dizer-lhe que está na hora da gente se encontrar, eu, você, Prudente e Zé Orlando, é so marcar.
Abraço,
Saraiva Júnior