sábado, 27 de agosto de 2011

BANDEIRAS E VELAS AO VENTO

As bandeiras vermelhas surgem em cumeeiras, portas e janelas das casas em Senador Pompeu. Como não estamos em época eleitoral, elas chamam bastante a atenção de quem passa. Ao que parece, uma vez por mês, a população também acenderá velas sobre as janelas e as calçadas, embora não seja tempo de romaria. Por que bandeiras e velas marcam o momento de uma cidade que teima em não ser esquecida?

A razão está no fato de terem arrancado o prefeito Antônio Teixeira, na reta final de seu segundo mandato administrativo, de sua cidade e o jogado atrás das grades por suspeita de fraude e desvio de verbas. Por que tão séria acusação ainda não arrefeceu o ânimo popular? O que faz com essa gente continue acreditando em seu prefeito? Sabe-se que existem outras cidades cujos seus respectivos prefeitos estão sofrendo acusações semelhantes e, por conta disso, a população está decepcionada. Ao contrário, em Senador Pompeu, as manifestações em favor de Teixeira demonstram indignação de boa parte de sua população.

Dizem que Teixeira é de origem pobre, que estudou e formou-se em Direito. Foi advogado dos trabalhadores e, assim, tornou-se um cidadão popular em todo o município. Até chegar ao ponto de desbancar a elite política da cidade através do voto e ser eleito prefeito. Realizou boas administrações e, desta forma, acabou por dificultar ainda mais a volta dos ricos ao poder pela via eleitoral, democrática e soberana.

Alguns fazem paralelos entre o ex-presidente Lula e o prefeito Teixeira, pelo fato de ambos procederem de classe humilde, lutarem em favor dos pobres e serem perseguidos pelos poderosos. Lula enfrentou o que ficou conhecido como mensalão; Teixeira passa pela crise em que é acusado de fraude nas licitações. É do conhecimento de todos que Lula sobreviveu, e com sucesso. Quanto à administração petista de Teixeira, ela irá para a História como corrupta ou salvadora do município?

Desse embate, pode-se extrair a seguinte questão: caso o prefeito Teixeira seja condenado pela justiça e sua popularidade continue em alta, o que faz o povo de Senador Pompeu temer tanto a oposição? Por enquanto, esse transtorno tem empurrado a cidade a uma deriva. Espera-se que as bandeiras e as velas içadas pela chama de sua gente humilde soprem outros ventos em direção a um porto seguro.

Nenhum comentário: