sábado, 24 de novembro de 2012

A PARÁBOLA DO PADRE DONATTI

Em 13 de novembro deste ano, o professor de Ciências Políticas Pedro Henrique Chaves Antero escreveu, no espaço Opinião, o artigo “Equívoco do Padre Donatti”. Ele aludia à Caminhada da Seca, evento promovido pelo ex pároco da cidade de Senador Pompeu, na década de oitenta, para lembrar os flagelados de 1932. Segundo o articulista, Padre Albino Donatti equivocou-se ao comparar a situação de confinamento dos trabalhadores no canteiro de obras da Barragem do Patú – por conta de uma gravíssima infecção estomacal que ceifou centenas de vidas – aos campos de concentração da Alemanha Nazista.
O Professor Henrique lembra que todo fato histórico deve ser analisado dentro de seu contexto. Ora, Padre Albino Donatti utilizou um recurso da linguagem bíblica ao fazer uma parábola com o propósito de ser melhor compreendido. Além disso, não é demais frisar que o local em que ficaram confinados os trabalhadores doentes da Barragem do Patú estava sob forte vigilância policial. Eles praticamente morriam à míngua, não fosse a coragem de um solitário médico que, desprovido de recursos, visitava-os.
Ainda hoje ecoam os gritos que antecediam a morte daquela gente sofrida na memória dos moradores mais velhos da cidade. Ao amanhecer, a população era informada de quantos homens haviam morrido durante a noite. Os mesmos eram deixados ao deus dará. Diante de tal situação extrema, os governos municipal, estadual e federal deviam ter tomado providências urgentes quanto à saúde pública.
Fui advogado do Centro Interparoquial de Defesa dos Direitos Humanos de Senador Pompeu e Milhã, fundado por Padre Donatti, e acompanhei o criterioso trabalho de evangelização do nosso vigário junto às comunidades do município. Portanto, sou testemunha de que ele conversou com antigos trabalhadores e formou um acervo de fotografias e documentos referentes à memória da Barragem do Patú. Padre Donatti tinha conhecimento de causa ao falar de um assunto
Desse trabalho de evangelização, brotaram consciência política e organização administrativa nas comunidades das zonas urbana e rural de Senador Pompeu. Sem dúvida, esse foi o grande legado do trabalho de Padre Donatti, que certamente incomodou bastante os políticos que manobravam aquela gente como se faz em curral eleitoral. 

Aos Vinte


Por Raisa Christina (http://corposonoro.tumblr.com/)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012